Pesquisa de Opinião
Com o intuito de aprimorar cada vez mais o processo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação da UFSC, a Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento na Carreira (CADC), realizou uma pesquisa de opinião com os participantes do processo avaliativo etapa 2017.
A Pesquisa de Opinião foi aplicada em outubro de 2017, logo após a finalização do processo avaliativo que ocorreu ao final de setembro de 2017. Foi solicitado por meio desta pesquisa, que os envolvidos no processo avaliativo manifestassem suas contribuições e sugestões/elogios, de modo a auxiliar nossa Divisão a manter a avaliação de desempenho eficiente, democrática e transparente.
Participaram da referida Pesquisa de Opinião, 358 servidores técnico-administrativos e docentes, que responderam questionamentos quanto ao grau de satisfação em relação ao Sistema Gestor de Avaliação de Desempenho – SIGAD; à facilidade no uso do Sistema SIGAD; ao formulário da avaliação; ao Curso de Capacitação para Gestores da Avaliação de Desempenho; à divulgação da Avaliação de Desempenho e à Avaliação de Desempenho como um todo.
Com relação ao grau de satisfação acerca do Sistema Gestor de Avaliação de Desempenho – SIGAD, 85% dos participantes consideraram-se satisfeitos (155 servidores) ou muito satisfeitos (147 servidores). 10% consideraram-se nem satisfeitos e nem insatisfeitos (36 servidores) e 4,7% consideraram-se insatisfeitos (6 servidores) ou muito insatisfeitos (11 servidores). Esses dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
Importante ressaltar que foi a primeira vez que o SIGAD foi utilizado como sistema avaliativo na UFSC, apresentando-se com um resultado muito positivo perante aos envolvidos na avaliação.
Com relação ao grau de satisfação acerca da facilidade no uso do Sistema SIGAD, 86,11% dos participantes consideraram-se satisfeitos (113 servidores) ou muito satisfeitos (191 servidores). 9,6 % dos participantes consideraram-se nem satisfeitos e nem insatisfeitos (34 servidores) e 4,24% dos participantes consideraram-se insatisfeitos (4 servidores) ou muito insatisfeitos (11 servidores). Esses dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
O SIGAD foi criado pelos analistas de tecnologia da informação do SETIC em conjunto com os servidores da CADC, para que atendesse aos objetivos de aplicação de um sistema avaliativo online, contribuindo para a transparência e ética junto ao processo. Por meio das contribuições nesta Pesquisa de Opinião e a prática do uso do SIGAD pela primeira vez em 2017, para as próximas etapas já serão implementadas diversas funcionalidades, principalmente na área administrativa do sistema.
Com relação ao grau de satisfação sobre o formulário da avaliação, 71,70 % dos participantes consideraram-se satisfeitos (146 servidores) ou muito satisfeitos (110 servidores). 17 % dos participantes consideraram-se nem satisfeitos e nem insatisfeitos (61 servidores) e 11,20 % dos participantes consideraram-se insatisfeitos (26 servidores) ou muito insatisfeitos (14 servidores). Esses dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
Apesar de termos um resultado muito positivo acerca do formulário da avaliação de desempenho, com 71% dos participantes demonstrando-se satisfeitos ou muito satisfeitos, a CADC reconhece que há ainda a necessidade de avançar teoricamente na construção do formulário de avaliação. A Coordenadoria, no momento, está participando de encontros semanais para a elaboração de um novo instrumento.
Com relação ao grau de satisfação sobre Site da Avaliação de Desempenho, 83,56 % dos participantes consideraram-se satisfeitos (140 servidores) ou muito satisfeitos (155 servidores). 11,89 % dos participantes consideraram-se nem satisfeitos e nem insatisfeitos (42 servidores) e 4,53 % dos participantes consideraram-se insatisfeitos (9 servidores) ou muito insatisfeitos (7 servidores). Esses dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
O site da avaliação de desempenho foi idealizado para a divulgação das informações sobre a avaliação. No ano de 2017, além do site, foi feito um vídeo com informações didáticas de como as pessoas devem comportar-se em um processo de avaliação. O site será atualizado sempre que houver novas informações sobre a avaliação na UFSC.
Com relação ao grau de satisfação sobre o Curso de Capacitação para Gestores da Avaliação de Desempenho, 60,24 % dos participantes consideraram-se satisfeitos (29 servidores) ou muito satisfeitos (21 servidores). 24 % dos participantes consideraram-se nem satisfeitos e nem insatisfeitos (20 servidores) e 15,66 % dos participantes consideraram-se insatisfeitos (9 servidores) ou muito insatisfeitos (4 servidores). Esses dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
A capacitação de todos os envolvidos no processo de avaliação é um dos pilares para a eficiência da avaliação. Para participar de uma avaliação é preciso saber dar e receber feedback. No primeiro momento, foram convidados todos os servidores com Função Gratificada e Cargo de Direção para participar das capacitações. Em um segundo momento, a CADC oferecerá outros tipos de capacitação para a avaliação, como por exemplo, como devo avaliar minha Chefia e como devo avaliar meus colegas.
Com relação ao grau de satisfação sobre a Divulgação da Avaliação de Desempenho, 78 % dos participantes consideraram-se satisfeitos (113 servidores) ou muito satisfeitos (161 servidores). 13,10 % dos participantes consideraram-se nem satisfeitos e nem insatisfeitos (46 servidores) e 8,83 % dos participantes consideraram-se insatisfeitos (18 servidores) ou muito insatisfeitos (13 servidores). Esses dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
A DAFDC propôs diversas formas de divulgação do processo de avaliação, com a distribuição de cartazes por toda a UFSC, banners na PRODEGESP, botons e ações de divulgação dos servidores da CADC nas unidades de lotação. Além disso, todas as informações sobre a avaliação foram divulgadas no site da avaliação e diversos e-mails foram enviados pelo SIGAD para a cobrança de prazos da avaliação.
Com relação ao grau de satisfação acerca da Avaliação de Desempenho, 78,77 % dos participantes consideraram-se satisfeitos (159 servidores) ou muito satisfeitos (123 servidores). 13,68 % dos participantes consideraram-se nem satisfeitos e nem insatisfeitos (49 servidores) e 7,54 % dos participantes consideraram-se insatisfeitos (14 servidores) ou muito insatisfeitos (13 servidores). Esses dados podem ser visualizados no gráfico abaixo:
Como se pode perceber pelos resultados apresentados acima, a CADC acredita que a implantação de um processo avaliativo online foi muito positivo. O cumprimento dos prazos foi alcançado praticamente por todos os envolvidos no processo, demonstrando um comprometimento e respeito ao processo.
Acreditamos que a aplicação da avaliação online é essencial para que o processo avaliativo avance e se torne cada vez mais efetivo. Além disso, a inserção da descrição das atividades e do ambiente organizacional junto ao processo de avaliação trouxe um novo olhar para a análise funcional na UFSC. A CADC, a partir deste novo processo avaliativo, conseguirá analisar anualmente as atividades de todos os servidores da UFSC, adequando-se as normas previstas em legislação.
No que tange as sugestões qualitativas de melhorias levantadas pelos participantes desta pesquisa, informamos que todas as considerações estão sendo pontualmente e criteriosamente analisadas pela CADC, com o intuito de viabilizar, sempre que possível, a implantação das referidas considerações.
Cabe ressaltar que o processo avaliativo dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação está passando por constantes ajustes, e a cada nova etapa de aplicação deste processo, temos a oportunidade de deixá-lo cada vez mais adequado às necessidades da Instituição e dos seus servidores.