Quarta turma finaliza Curso de Avaliação de Desempenho promovido pela PRODEGESP

13/06/2017 13:11

Na quinta-feira, 8 de junho, foi realizada na UFSC a última das quatro turmas do curso “Avaliação de Desempenho como Processo Formativo Constitutivo da Gestão”, oferecido pela Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP) em parceria com a Divisão de Análise Funcional e Desenvolvimento na Carreira (DAFDC), ambos setores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Gestão e Pessoas (PRODEGESP).

“Trata-se de um desafio, nesse que é um setor estratégico para a Instituição”, disse a Pró-Reitora Carla Búrigo.

Segundo ela, a avaliação é um ato formal, mas extremamente importante para o processo de gestão. “O resultado vai potencializar as nossas ações no desenvolvimento da carreira do servidor, bem como o desenvolvimento de ações para elevar o nível de qualidade de vida do trabalhador desta instituição. Avaliar é uma prática do diálogo”, ratificou.

Já o Reitor Prof. Luiz Carlos Cancellier de Olivo observou que “temos que aproveitar esse momento para consolidar e avaliar que colocamos como prioridade da gestão, construir uma Instituição na qual os servidores técnicos e docentes possam se relacionar da melhor forma, sem assédio, sem perseguição, sem comissões sindicantes ou processantes que fossem intermináveis. Pelo contrário”.

Para Cancellier, “As vezes é um pouco difícil trabalhar com essa ideia da resolução do conflito, da paciência, da tolerância. Mas não há outro caminho. Se é para mudar a Universidade, criar um clima de paz e harmonia aqui dentro, temos que partir para esse viés:  Sistema, Formação, Capacitação e Envolvimento”.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Patrícia Belli, lembrou que nesse primeiro momento o curso foi direcionado aos servidores docentes e técnico-administrativos em Educação que ocupam Função Gratificada (FG), Função Comissionada de Coordenação de Curso (FCC) ou Cargo de Direção (CD) em Unidades Administrativas ou Acadêmicas da UFSC e que tenham servidores técnicos sob sua responsabilidade.

O curso foi realizado na modalidade presencial, com carga horária total de 4 (quatro) horas e visou capacitar os gestores  para realizar a Avaliação de Desempenho dos servidores TAE por meio do Sistema Gestor de Avaliação de Desempenho (SIGAD). O curso focou na avaliação de desempenho como um processo no qual o objetivo é o desenvolvimento profissional e da Instituição como um todo. Foram abordadas questões relativas a concepção e conceitos da avaliação de desempenho, cuidados que o avaliador deve tomar ao realizar uma avaliação, os objetivos e a importância da avaliação de desempenho para a UFSC, a avaliação de desempenho como parte de uma política pública e institucional de gestão de pessoas,  além de questões sobre a comunicação no processo de avaliação e sobre o SIGAD. Para acessar os slides do curso, favor clique aqui.

Foram oferecidos ao todo 4 (quatro) turmas do Curso, realizados nos dias 24/05, 31/05, 06/06 e 08/06. Todos no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) no período vespertino, das 13:30h às 17:30h.

Participaram das 4 turmas do Curso um total de 243 gestores da UFSC, sendo 71 participantes na primeira turma, 53 na segunda turma, 66 na terceira turma e 53 na última turma.